segunda-feira, 18 de abril de 2011

Feliz Páscoa 2011

A direção, professores e funcionários da EMEB Lupércio de Oliveira Koeche, desejam a todos uma feliz páscoa!!!
Que este dia seja muito especial e que todos possam se confraternizar com a família, aprendendo o verdadeiro sentido da páscoa que vem nos alertar para o amor fraterno, a vida e muita paz a todos.
Tanea Maria Bosquette - Gestora Escolar

domingo, 3 de abril de 2011

Palestra aos pais sobre Bulling



No dia 29 de março realizamos uma palestra para os pais sobre Bulling, com o professor Érico Paes, da Secretaria de Educação.
Trouxemos este assunto para ser abordado, pois estamos vivendo isto nas nossas escolas e que nos aflige muito e nos deixa muito angustiados, pois muitas vezes não temos nem idéia das coisas que acontecem aos nosso estudantes dentro do ambiente escolar.
Bulling é uma discriminação, feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa. Mas não é uma coisa simples, que se pode vencer de um dia para o outro. Bulling é um mal que se carrega durante um período da vida muitíssimo grande.
Apelidos como "rolha de poço", "baleia", "quatro olhos", vara pau entre outros e atitudes como chutes, empurrões e puxões de cabelo. Alunos "esforçados" que geralmente sofrem represalias por parte de seus colegas em geral não por características fisicas mas também intelectuais são comportamentos típicos de alunos em sala de aula. Brincadeiras próprias da idade? Não. São atos agressivos, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente e que caracterizam o chamado fenômeno bullying.
Trazer este assunto com pauta de reunião aos pais e aos alunos é muito importante para que juntos possamos combater este mal.
Obrigada, aos pais que lá compareceram e ao professor Érico que conduziu a palestra brilhantemente.
Tanea Maria Bosquette - Gestora Escolar

sexta-feira, 1 de abril de 2011




Aconteceu no dia 29 de março, na E.M.E.B. Lupércio de Oliveira Köeche a apresentação da diretoria do GRÊMIO ESTUDANTIL, tendo a recondução de alguns cargos:

Presidente: Beatriz Fermino
Vice – presidente: Bianca Varela dos Santos
Secretária: Maquele Oliveira Costa
Tesoureiros: Larissa Machado Teixeira e Janaina Aparecida Sutil dos Santos
Social: Camila de Souza Ascari e Milena de Souza Varela
Cultura: Karina Vargas de Oliveira Costa e William Costa
Esporte: Jonatan Luz de Oliveira e Victor Branco de Souza
Relações Públicas: Allan Bernadelli Correia e Vitória Branco de Souza
Espiritualidade e solidariedade: Jenifer Luiza Moreira de Oliveira e Vinicius Schroeder Correia
Professora Responsável: Sônia Figueiredo

“As escolas são um dos únicos equipamentos públicos encontrados nas regiões periféricas e tem enorme potencial para a formação de lideranças e a construção de formas pacíficas de relação social e de promoção dos direitos de cidadania.
O GRÊMIO ESTUDANTIL é a associação representativa dos estudantes. Sua existência é garantida por lei, mas sua fundação não deve corresponder ao cumprimento exclusivo de uma obrigação legal. Ao contrário, o GRÊMIO deve existir como um principio e conteúdo pedagógico, compondo o currículo escolar, sendo uma experiência política teórica e prática de exercício de cidadania, formação de cultura cívica e estabelecimento de uma rede de capital social na escola.
Considerar o estímulo à formação e à consolidação dos grêmios estudantis um processo pedagógico é assumir, por um lado, a formação política dos jovens, no sentido de participação no espaço público, buscando prepará-los para a vida democrática. Por outro lado, é assumir como membros da comunidade escolar, dando mais sentido e significado para seu estar na escola.”

(fonte: Jornal Mundo Jovem, Abril/2010, p.10)

E.M.E.B. Lupércio de Oliveira Köeche