Comunicamos que a primeira parcela do Décimo Terceiro será paga no dia 11/07/2012
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FESTA SÃO JOÃO SIMPROEL/2012
8 MOTIVOS PARA INCENTIVAR A LEITURA
- DESENVOLVE O REPERTÓRIO: Ler é um ato valioso para o crescimento pessoal e também profissional de seus alunos.
- AMPLIA O CONHECIMENTO GERAL: Além de ser envolvente, a leitura expande as referências e a capacidade de comunicação.
- ESTIMULA A CRIATIVIDADE: Ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros criamos lugares e personagens.
- AUMENTA O VOCABULÁRIO: Graças aos livros descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.
- EMOCIONA E CAUSA IMPACTO: Quem já se sentiu triste ou alegre ao fim de um romance, sabe o poder que um bom livro tem.
- MUDA SUA VIDA: Quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.
- LIGA O SENSO CRÍTICO NA TOMADA: Livros, inclusive os romances, ajudam a entender melhor o mundo e nós mesmos.
- FACILITA A ESCRITA: Ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Quem lê mais escreve melhor.
Fonte: Revista Nova Escola, nº229, janeiro/fevereiro 2010.
Educar Para Crescer
Educar Para Crescer
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Um caso cada vez mais frequente em sala de aula.
Cada experiência nova que vivemos ativa uma série de processos neurológicos, afetivos e cognitivos. Para acessarmos os nossos processos cognitivos (ou seja, aprender) precisamos de uma condição básica: estarmos atentos. Isso reflete diretamente na nossa memória e na aprendizagem.
É muito comum encontrarmos crianças com tempo de atenção diminuído e algumas atitudes podem auxiliar neste sentido:
- Trabalhar com a postura adequada dos alunos;
- Desenvolver uma rotina estipulada previamente;
- Respeitar os horários estabelecidos;
Mas existem ainda algumas crianças que apresentam um transtorno quanto ao tempo de atenção, ou seja, podem apresentar um Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Este transtorno traz como principal característica alunos:
- Com excessiva atividade motora, que se movimentam o tempo todo;
- Que apresentam falta de atenção;
- Impulsivos;
- Com escassa tolerância à frustração;
- Com baixa autoestima;
- Com dificuldades de relacionamento; alguns podem apresentar ainda comportamento agressivo;
- Que parecem não escutar o que está sendo dito
- Com dificuldades de organizar tarefas ou atividades, que são desorganizados e que perdem constantemente o material escolar;
- Com dificuldades de aceitar normas e limites, não cumprindo instruções;
- Que apresentam falhas na psicomotricidade;
- Que se levantam da carteira muitas vezes, enquanto as demais crianças permanecem sentadas; quando estão sentados, costumam mexer as mãos e os pés sem parar e é comum derrubarem todo o material escolar várias vezes durante a aula;
- Que correm em situações inapropriadas;
- Que falam excessivamente;
- Que respondem a uma pergunta antes que o emissor termine a frase;
- Desinteressados da tarefas que exijam esforço mental;
- Que não terminam trabalhos escolares;
- com dificuldades de brincar em silêncio;
- Sem real noção de perigo;
- Com dificuldades de esperar na fila ou aguardar sua vez num jogo ou brincadeira;
- Que frequentemente se intromete na conversas ou atividades dos outros;
Como consequência dessas características, é comum que a criança apresente problemas de aprendizagem. Portanto, o TDAH acarreta um déficit tanto na área comportamental quanto cognitiva.
O que fazer par ajudar o aluno com TDAH:
- Indique um esporte que o auxiliará a ter disciplina;
- Sente-os nas carteiras da frente;
- Tenha firmeza ao indicar as tarefas e seja firme com o aluno;
- Peça a parceria da família, principalmente nas atividades domésticas;
- Elogie os sucessos dele;
- Converse a sós com a criança e pergunte quais são seus interesses, o que gosta de fazer, etc., buscando a melhor forma para que ele aprenda;
- Siga um roteiro pré elaborado da rotina das aulas e evite sentenças muito longas;
- incentive ouso do computador;
- Transforme as tarefas em jogos;
- Avalie a qualidade e não a quantidade das tarefas;
- Utilize várias formas de dar aula, não use somente a voz e o giz. Utilize recursos audio-visuais, cores e figuras;
- Promova as atividades de leitura em voz alta;
- Jamais critique seu alunos em público.
Fonte: Revista Ciranda da Inclusão
Ano 2 - 14 Fevereiro 2011