Espaço Professor

Décimo Terceiro Salário

Comunicamos que a primeira parcela do Décimo Terceiro será paga no dia 11/07/2012













http://www.blogsimproel.com.br/2012/06/decimo-terceiro-salario.html




FESTA SÃO JOÃO SIMPROEL/2012
 
8 MOTIVOS PARA INCENTIVAR A LEITURA

  1. DESENVOLVE O REPERTÓRIO: Ler é um ato valioso para o crescimento pessoal e também profissional de seus alunos.
  2. AMPLIA O CONHECIMENTO GERAL: Além de ser envolvente, a leitura expande as referências e a capacidade de comunicação.
  3. ESTIMULA A CRIATIVIDADE: Ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros criamos lugares e personagens.
  4. AUMENTA O VOCABULÁRIO: Graças aos livros descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.
  5. EMOCIONA E CAUSA IMPACTO: Quem já se sentiu triste ou alegre ao fim de um romance, sabe o poder que um bom livro tem.
  6. MUDA SUA VIDA: Quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.
  7. LIGA O SENSO CRÍTICO NA TOMADA: Livros, inclusive os romances, ajudam a entender melhor o mundo e nós mesmos.
  8. FACILITA A ESCRITA: Ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Quem lê mais escreve melhor.
"Nós somos resultado do que lemos, do que aprendemos e do que vivemos na escola." (Marcelo tas, apresentador e humorista)

Fonte: Revista Nova Escola, nº229, janeiro/fevereiro 2010.
Educar Para Crescer



TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Um caso cada vez mais frequente em sala de aula.

Cada experiência nova que vivemos ativa uma série de processos neurológicos, afetivos e cognitivos. Para acessarmos os nossos processos cognitivos (ou seja, aprender) precisamos de uma condição básica: estarmos atentos. Isso reflete diretamente na nossa memória e na aprendizagem.
É muito comum encontrarmos crianças com tempo de atenção diminuído e algumas atitudes podem auxiliar neste sentido:
  • Trabalhar com a postura adequada dos alunos;
  • Desenvolver uma rotina estipulada previamente;
  • Respeitar os horários estabelecidos;

Mas existem ainda algumas crianças que apresentam um transtorno quanto ao tempo de atenção, ou seja, podem apresentar um Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Este transtorno traz como principal característica alunos:
  • Com excessiva atividade motora, que se movimentam o tempo todo;
  • Que apresentam falta de atenção;
  • Impulsivos;
  • Com escassa tolerância à frustração;
  • Com baixa autoestima;
  • Com dificuldades de relacionamento; alguns podem apresentar ainda comportamento agressivo;
  • Que parecem não escutar o que está sendo dito
  • Com dificuldades de organizar tarefas ou atividades, que são desorganizados e que perdem constantemente o material escolar;
  • Com dificuldades de aceitar normas e limites, não cumprindo instruções;
  • Que apresentam falhas na psicomotricidade;
  • Que se levantam da carteira muitas vezes, enquanto as demais crianças permanecem sentadas; quando estão sentados, costumam mexer as mãos e os pés sem parar e é comum derrubarem todo o material escolar várias vezes durante a aula;
  • Que correm em situações inapropriadas;
  • Que falam excessivamente;
  • Que respondem a uma pergunta antes que o emissor termine a frase;
  • Desinteressados da tarefas que exijam esforço mental;
  • Que não terminam trabalhos escolares;
  • com dificuldades de brincar em silêncio;
  • Sem real noção de perigo;
  • Com dificuldades de esperar na fila ou aguardar sua vez num jogo ou brincadeira;
  • Que frequentemente se intromete na conversas ou atividades dos outros;


Como consequência dessas características, é comum que a criança apresente problemas de aprendizagem. Portanto, o TDAH acarreta um déficit tanto na área comportamental quanto cognitiva.
O que fazer par ajudar o aluno com TDAH:
  • Indique um esporte que o auxiliará a ter disciplina;
  • Sente-os nas carteiras da frente;
  • Tenha firmeza ao indicar as tarefas e seja firme com o aluno;
  • Peça a parceria da família, principalmente nas atividades domésticas;
  • Elogie os sucessos dele;
  • Converse a sós com a criança e pergunte quais são seus interesses, o que gosta de fazer, etc., buscando a melhor forma para que ele aprenda;
  • Siga um roteiro pré elaborado da rotina das aulas e evite sentenças muito longas;
  • incentive ouso do computador;
  • Transforme as tarefas em jogos;
  • Avalie a qualidade e não a quantidade das tarefas;
  • Utilize várias formas de dar aula, não use somente a voz e o giz. Utilize recursos audio-visuais, cores e figuras;
  • Promova as atividades de leitura em voz alta;
  • Jamais critique seu alunos em público.
 Fonte: Revista Ciranda da Inclusão
Ano 2 - 14 Fevereiro 2011