quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Paternidade Responsável na escola

Tivemos hoje, dia 19 de setembro,uma apresentação de teatro do Grupo da Paternidade Responsável em nossa Unidade escolar.

IDEB

Com o objetivo de levar ao conhecimento de todos os envolvidos o índice do IDEB de nossa Unidade Escolar e até mesmo traçar metas para que possamos reverter este quadro e garantirmos uma aprendizagem de qualidade aos nossos estudantes a gestora Tanea Maria Bosquette e sua equipe, trabalhou esta semana com todos os segmentos escolares, colocando a todos a importância de sermos parceiros e quais são os pontos que temos que melhorar para que possamos mudar esta realidade. Tivemos um crescimento na aprendizagem tanto nos anos iniciais como nos anos finais, mas ainda estamos reprovando muito estudantes o que indica uma queda no fluxo. Isto quer dizer que quem está presente na escola e tem responsabilidade com seus estudos está aprendendo. Para mudar nossa taxa de reprovação precisamos de profissionais comprometidos, pais e estudantes mais presentes e cumprindo seus deveres escolares. Anos Iniciais 3,4 Anos finais 3,8 Gestora Tanea Maria Bosquette

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

GRUPO DANÇ`ART NO FESTIVAL MÁRIO DE ANDRADE EM PORTO UNIÃO

O grupo de dança Danç`Art de nossa escola, esteve mais uma vez presente no Festival Mário de Andrade, este ano o evento aconteceu em Porto União.
Valeu galerinha....vocês brilharam mais uma vez. Tenho orgulho de estar a frente desta Unidade Escolar e poder levar junto com vocês o nosso trabalho e o nosso compromisso para realmente fazer a diferença na aprendizagem de cada um.



Tanea Maria Bosquette - Gestora Escolar

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Danç'Art



Grupo Danç'Art da EMEB Lupércio de Oliveira Koeche, estará no próximo dia 08 de setembro em Porto União no Festival Mário de Andrade, representando nossa querida cidade.




BOA SORTE GALERA!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Independência do Brasil



          Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.
A moderna historiografia em história do Brasil remete o início do processo de independência à transferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

A declaração de Independência

Independência do Brasil: óleo sobre tela por François-René Moreaux (Museu Imperial de Petrópolis). Foi executado em 1844, a pedido do Senado Imperial.
No final de agosto de 1822, D. Pedro deslocou-se à província de São Paulo para acalmar a situação depois de uma rebelião contra José Bonifácio. Apesar de ter servido de instrumento dos interesses da aristocracia rural, à qual convinha a solução monárquica para a independência, não se deve desprezar os seus próprios interesses. O Príncipe tinha formação absolutista e por isso se opusera à Revolução do Porto, de caráter liberal. Da mesma forma, a política recolonizadora das Cortes desagradou à opinião pública brasileira. E foi nisso que se baseou a aliança entre D. Pedro e o "partido brasileiro". Assim, embora a independência do Brasil possa ser vista, objetivamente, como obra da aristocracia rural, é preciso considerar que teve início como compromisso entre o conservadorismo da aristocracia rural e o absolutismo do Príncipe.

Monumento à independência, no Parque da Independência, em São Paulo, o local onde foi proclamada a independência do Brasil.
Em 7 de Setembro, ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".
Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro pronunciou a famosa frase "Independência ou Morte!", rompendo os laços de união política com Portugal.
Culminando o longo processo da emancipação, a 12 de outubro de 1822, o Príncipe foi aclamado Imperador com o título de D. Pedro I, sendo coroado em 1 de dezembro na Capital.

A guerra da Independência


Príncipe Pedro (direita) ordena o oficial português Jorge Avilez(esquerda) retornar a Portugal após sua rebelião malsucedida. José Bonifácio(em roupas civis) pode ser visto ao lado do príncipe.
Consolidado o processo na região Sudeste do Brasil, a independência das demais regiões da América Portuguesa foi conquistada com relativa rapidez. Contribuiu para isso o apoio diplomático e financeiro da Grã-Bretanha. Sem um Exército e sem uma Marinha de Guerra, tornou-se necessário recrutar mercenários e oficiais estrangeiros para comandá-los, do mesmo modo que adquirir meios.
Desse modo, foi sufocada a resistência portuguesa na província da Bahia, na do Maranhão, na do Piauí e na do Pará.
O processo militar estava concluído já em 1823, restando encaminhar a negociação diplomática do reconhecimento da independência com as monarquias européias.



Considerações historiográficas
Independência ou Morte!
— Pedro, regente do Brasil, futuro imperador do Brasil, 7 de setembro de 1822
1000 Réis de 1922.png1000 Réis de 1922 (verso).png
Moeda de 1000 réis de 1922 comemorando a independência.

A data comemorada oficialmente para a Independência do Brasil é 7 de setembro de 1822, dia em que, às margens do riacho Ipiranga, emSão Paulo, o Príncipe Regente D. Pedro, ao receber a correspondência da Corte, teria proclamado o chamado "grito da Independência", à frente da sua escolta: "Independência ou Morte!"
Outras datas consideradas historiograficamente para o evento, embora menos populares, são a data da coroação do Imperador (1 de dezembro de 1822) ou mesmo a do reconhecimento da Independência por Portugal e pela Grã-Bretanha (29 de agosto de 1825). À época, em 1822, a data tomada como marco da Independência foi o 12 de outubro, dia do aniversário de Pedro I e de sua aclamação como imperador, conforme registrado pela historiadora Maria de Lourdes Viana Lyra, titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, e publicadas em 1995. A conclusão de seu estudo indica que o "grito" foi uma construção "a posteriori" e que acabou consolidado no quadro encomendado a Pedro Américo, produto da fértil imaginação do pintor, onde, entre outras incoerências, mostra D. Pedro cercado pela Guarda Imperial (os hoje chamados de Dragões da Independência), antes dele ser proclamado Imperador.[1].

Fonte:  Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_do_Brasil