segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nosso arraiá foi um sucesso!

Foi realizado dia 22-06 o Arraiá do Lupércio, uma festa muito divertida,com apresentações da quadrilha,brincadeiras e muita dança.Agradecemos a todos que de alguma forma contribuíram para que a festa acontecesse com sucesso!
                                             
                      Confiram as fotos!
















 

























segunda-feira, 18 de junho de 2012

ARRAIÁ DO LUPÉRCIO


Música Ajuda ou Atrapalha na Hora de Estudar?

Música é tudo de bom. A música certa no momento certo é capaz de nos energizar, dar ânimo e vigor. Mas para estudar, nem pensar. Pelo menos foi a essa conclusão que pesquisadores da Universidade da Califórnia chegaram em um estudo. Os cientistas realizaram um teste envolvendo 20 estudantes onde foram avaliados os efeitos de “estímulos externos” durante processos de aprendizagem. Um estímulo externo pode ser um amigo chato perguntando se você viu o jogo ontem, um operário dando marteladas do lado de fora ou… ouvir música. Uma das principais descobertas foi que quando uma pessoa tenta aprender ao mesmo tempo em que sofre uma distração o hipocampo cerebral não é ativado. Quando isso acontece uma outra área do cérebro, o corpus striatum, fica encarregada de todo o processamento e armazenamento da memória, tarefa normalmente dividida com o hipocampo. Ou seja: você até pode armazenar a informação, mas ela será menos flexível, o que pode causar problemas para se lembrar dela longo prazo. Um trabalho anterior sobre o tema que ganhou bastante notoriedade foi sobre o chamado Efeito Mozart, onde um teste mostrou que estudantes se davam melhor em testes após ouvir Mozart. Note que a melhoria não foi testada enquanto se ouvia durante o teste. Aí você pode dizer “eu estudo ouvindo meu MP3 e não tenho nenhum problema”. O detalhe não está em ouvir, mas sim em prestar atenção. Mas mesmo assim, se você não ouvir nada vai se dar muito melhor. Ao estudar não tente prestar atenção em duas (ou mais) coisas ao mesmo tempo, sejam elas música, TV, rádio ou um amigo. Se seus pensamentos lhe incomodam quando está em um lugar quieto, preste atenção no texto e mergulhe no tema para esvaziar a cabeça. Apesar dos pesares, a música pode ser uma saída para quando você está em uma situação com muitos estímulos externos atrapalhando, como uma discussão de seus colegas de trabalho, a batedeira da sua mãe ou seu vizinho que quer ouvir o CD das escolas de samba no último volume. Não sei se você já teve a experiência de estudar em uma biblioteca. Se não, vale a pena experimentar. Minha humilde opinião é de que o templo do conhecimento ainda é o melhor lugar para dar uma boa lida nos livros e fazer anotações.


 fonte:http://tirar10.blogspot.com.br/2010/03/musica-ajuda-ou-atrapalha-na-hora-de.html

quinta-feira, 14 de junho de 2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012

05 de Junho Dia mundial do Meio Ambiente













No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia


XXIV Festa Nacional do Pinhão




História


Na década de 70, Lages despertou para a necessidade de organizar uma festa que destacasse o município como um pólo socioeconômico regional. Pensou-se, então, na Festa do Pinhão, a partir da idéia de preservar a cultura deste fruto primitivo, que se constitui na semente da araucária, árvore ameaçada de extinção, embora profundamente ligada à cultura e à economia regional.
Assim, com um apelo de marketing festivo-ecológico e socioeconômico, organizou-se o evento pela primeira vez em julho de 1973. A ideia germinou no Departamento Técnico de Turismo e Divulgação da Prefeitura de Lages. O Assessor de Turismo da AMURES na época, Aracy Paim, assumiu a responsabilidade de organizar a Festa, uma vez que tinha excelente relacionamento com tradicionalistas (pessoal dos CTGs, artistas, músicos, cantores e compositores).
Em outubro daquele mesmo ano organizou-se um bailão no Ginásio Ivo Silveira, em frente do qual entidades beneficentes instalaram boxes de gastronomia que ofereciam ao público o pinhão cozido e bebidas típicas da serra, especialmente ponche e quentão. Este evento foi considerado um prolongamento da 1ª Festa do Pinhão, realizada três meses antes. No entanto, como evento oficial da Prefeitura de Lages a Festa do Pinhão não foi realizada nos anos seguintes. Mesmo assim, em 1974 Aracy Paim organizou um novo bailão, agora no Clube Porteira Serrana, na avenida 1º de Maio. Ali também foi vendido o pinhão cozido e bebidas quentes – produtos típicos das festas juninas.
Já em 1976/1977, embora não se tenha informações da realização da Festa, ela foi inserida no calendário oficial de eventos da Prefeitura.De 1977 a 1982 ela foi inserida na Mostra do Campo, evento festivo promovido pela Prefeitura de Lages e que tinha por objetivo integrar as comunidades do interior e da cidade. Esta inserção, porém, se deu apenas pelo fato de que na Mostra do Campo havia sempre o pinhão cozido e as bebidas típicas de inverno.
Segundo o servidor público aposentado, Matias Liz dos Santos, que na década de 70-80 atuava no antigo Centro de Informações Turísticas (CIT), localizada no Calçadão central da cidade, onde hoje funciona um posto da PM, teria sido organizado um evento festivo, no Parque Conta Dinheiro, no início da década de 80. O evento reuniu gaiteiros, trovadores e grupos de danças tradicionalistas e promoveu a venda de produtos típicos da região, incluindo o pinhão. A iniciativa, de grande sucesso de público, levou a Prefeitura de Lages a reeditar a Festa do Pinhão em 1987 e 1988, no Parque Conta Dinheiro. Embora isso tenha ocorrido, e seja de conhecimento público, não há registros oficiais da realização dessas duas edições da Festa.
Já em 1989, a Prefeitura de Lages relançou, oficialmente o evento, desta vez com a denominação de 1ª Festa Nacional do Pinhão. Daí em diante o evento evoluiu, diversificou-se em vários aspectos e passou a ter caráter de festa gastronômica, cultural e artística, com abrangência nacional. Na área musical, principalmente, abre espaço para os artistas locais e regionais, assim como para aqueles que estão no topo da mídia nacional. Além disso, envolve um dos maiores eventos nativistas do país – a Sapecada da Canção Nativa, que reúne os grandes compositores e intérpretes da música nativista.
(Pesquisa: João Carlos Matias, Iran Rosa de Moraes – Assessoria de Comunicação Social – 3221-1061)